Anvisa e Chile fecham acordo de facilitação de comércio para setor de cosméticos

Fonte Anvisa

Medida pretende facilitar o acesso aos mercados e impulsionar o comércio entre os países.

O Brasil e o Chile concluíram, na última quarta-feira (31/7), as negociações de uma iniciativa facilitadora de comércio para o setor de cosméticos. O acordo visa a convergência regulatória e o reconhecimento mútuo de documentos, facilitando o acesso aos mercados e impulsionando o comércio bilateral, sem comprometer a qualidade e a segurança dos produtos.

Os principais objetivos do acordo incluem:

  • evitar e minimizar impactos de barreiras técnicas ao comércio entre os dois países;
  • simplificar regulamentações;
  • garantir produtos seguros;
  • aumentar a competitividade e os investimentos; e
  • apoiar o crescimento da indústria de produtos de higiene, perfumes e cosméticos.

Entre os compromissos assumidos pelos dois países, estão a definição de produtos cosméticos, a não exigência de Certificado de Livre Venda, a redução de exigências sanitárias prévias, a harmonização de rotulagem e boas práticas de fabricação, e o fortalecimento da vigilância de mercado.

Espera-se que o acordo reduza custos, aumente a clareza jurídica, melhore a competitividade, reduza o impacto ambiental e promova a cooperação entre as agências reguladoras.

Vale destacar que o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de cosméticos no mundo, e o Chile é um importante destino para os cosméticos brasileiros, representando 16% das exportações do setor.

O acordo é um valioso precedente para negociações similares em outros setores e países, especialmente na América Latina.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-e-chile-fecham-acordo-de-facilitacao-de-comercio-para-setor-de-cosmeticos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.