Fonte Anvisa
Os projetos de cooperação técnica com os países da África e da América Latina fortalecem a atuação internacional da Anvisa e o papel de referência da Agência no apoio ao desenvolvimento de capacidades regulatórias em outros países.
A Anvisa e a Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) de Cabo Verde, realizam, entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2023, reuniões para a retomada da cooperação técnica bilateral na área da vigilância sanitária, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). O encontro, que acontece na capital caboverdiana, Praia, conta com a participação de representantes da Coordenação de Cooperação Internacional da Anvisa, e de funcionários da ABC e do MRE.
As reuniões entre a Anvisa e a ERIS devem explorar temas e possibilidades de cooperação para a definição de plano de atividades e ações, para a elaboração de um novo Projeto de Cooperação Técnica, em sua terceira fase. A cooperação técnica prestada pela Anvisa, junto à autoridade sanitária caboverdiana, vem apresentando resultados positivos desde a assinatura da primeira fase do projeto, em 2008, seguida pela segunda fase, firmada em 2012, com foco na regulação sanitária de alimentos e medicamentos.
Os projetos de cooperação técnica com os países da África e da América Latina, coordenados e financiados pela ABC/MRE, assim como as iniciativas diretas, amparadas por Memorandos de Entendimento interinstitucionais, fortalecem a atuação internacional da Anvisa, concretizando o papel de referência da Agência no apoio ao fortalecimento de capacidades regulatórias em outros países.