Fonte Anvisa
Parceria entre a Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos possibilitará o acesso dos laboratórios da RNLVISA a padrões de referência para análises laboratoriais.
Será realizada nesta sexta-feira (25/3) uma reunião com os laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) para apresentar os termos da parceria entre a Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos (U.S. Pharmacopeia – USP), que possibilitará o acesso desses laboratórios a padrões de referência da USP com desconto, maximizando a capacidade de testar a qualidade dos medicamentos.
A parceria entre a Anvisa e a Farmacopeia americana estabelece uma estrutura para atividades cooperativas, incluindo o compartilhamento de informações, a participação em eventos conjuntos, o desenvolvimento de projetos científicos colaborativos e a expansão da colaboração em novas áreas.
Entenda
A Anvisa coordena as atividades de controle de qualidade realizadas por laboratórios integrantes da Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária, que são responsáveis pela realização de análises laboratoriais relacionadas às funções do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Entre essas análises, estão aquelas para a vigilância da qualidade de medicamentos disponibilizados no mercado nacional.
Para a realização dessas análises laboratoriais, são utilizadas substâncias químicas de referência (SQRs). As SQRs são materiais de referência para avaliação da conformidade dos insumos farmacêuticos e dos medicamentos, reconhecidas pela Agência como parâmetro de controle de qualidade nacional.
No Brasil, a Anvisa e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) desenvolvem um programa de estabelecimento de Substâncias Químicas de Referência da Farmacopeia Brasileira (SQRFBs), para atendimento da demanda nacional por essas substâncias. O distribuidor oficial das SQRFBs é o INCQS. Os laboratórios da RNLVISA, como entes do SNVS, têm acesso gratuito às SQRFBs, mediante solicitação de doação ao INCQS.
Na ausência de monografia oficial na Farmacopeia Brasileira ou ausência de SQRFB, os laboratórios podem adotar monografia ou SQR de compêndios internacionais reconhecidos pela Agência, a exemplo da Farmacopeia americana.
A fim de ampliar o acesso dos laboratórios oficiais da RNLVISA às substâncias químicas de referência, a Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos firmaram a respectiva parceria.