Saiba mais sobre prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde

Fonte Anvisa

Na semana do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, a Anvisa traz informações sobre a sua atuação para a melhoria da segurança do paciente.

A prevenção e o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) são essenciais para a segurança do paciente. Essas medidas exigem a melhoria contínua da qualidade do atendimento prestado nos serviços de saúde, tais como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, entre outros.  

Muitas vezes, essas infecções são causadas por microrganismos multirresistentes, ou seja, resistentes aos medicamentos antimicrobianos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência microbiana (RM) aos antimicrobianos é uma das dez principais ameaças à saúde pública global.  

No Brasil, a Anvisa é responsável pela elaboração de diretrizes nacionais para prevenção e controle das Iras. O órgão desenvolve ações por meio da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), vinculada à Gerência-Geral de Tecnologias em Serviços de Saúde (GGTES).  

Na semana do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, comemorado nesta segunda-feira (15/5), a Anvisa traz para você informações sobre a atuação da instituição na prevenção e no controle de Iras e RM. O lema da divulgação da Agência para este ano é: “A prevenção das infecções por microrganismos multirresistentes em serviços de saúde depende de você! Todos são importantes nessa luta!”. O objetivo é conscientizar gestores de saúde, autoridades sanitárias, diretores de hospitais, trabalhadores de saúde e a população sobre o combate a essas infecções. 

Legislação  

No Brasil, a Lei 9.431/1997 determina a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções relacionadas à assistência à saúde pelos hospitais do país. Esse programa é definido como o conjunto de ações, desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima da ocorrência e da gravidade dessas infecções.  

Além disso, a Portaria 2.616/1998 define as atribuições de todos os níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) – municípios, estados, Distrito Federal e União – no que diz respeito à prevenção e ao controle de infecções hospitalares. No nível federal, as atribuições são delegadas à Anvisa, que desenvolve ações por meio da GVIMS/GGTES, responsável pela coordenação, desde 1999, do Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS). 

A prevenção e o controle das Iras, por meio de programas de prevenção e controle de infecções (PCI), é uma questão transversal na área da saúde. Programas fortes e eficazes têm a capacidade de influenciar a qualidade do atendimento, melhorar a segurança do paciente e proteger os profissionais que atuam no sistema de saúde. Os programas de PCI também contribuem para o melhor manejo dos surtos de Iras que causam alta morbidade (adoecimento), mortalidade e impactos econômicos para pacientes e instituições.  

Para a Anvisa, o “cuidado limpo e seguro” é um direito do pacienteAs atividades dos programas de prevenção e controle de infecções têm sido bem-sucedidas no controle das Iras, em vários locais e de maneira sustentável, e com uma relação custo-benefício favorável. Sem um programa de PCI eficaz, é impossível alcançar uma prestação de cuidados de saúde de qualidade. 

A OMS definiu os componentes essenciais para a prevenção e o controle de infecções, cuja implementação é necessária para construir programas que levem à redução efetiva das Iras e da resistência microbiana (RM). Para que haja efetividade das ações, porém, é necessário o apoio da alta gestão nos serviços, nos diferentes níveis (estabelecimentos de saúde e gestões municipal, estadual, distrital e federal).  

Programas de controle de infecção eficazes também exigem o apoio e ações constantes dos profissionais de saúde e daqueles que acessam os serviços (usuários, visitantes, acompanhantes).  

Planos de ação   

O sistema nacional de vigilância epidemiológica das Iras e da RM está ativo desde 2012, monitorando indicadores que são coletados pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHs) e pelos serviços de controle de Iras e enviados para a Anvisa. 

Entre as suas atividades, a Agência ajudou na elaboração do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única para 2018 a 2022. Além de um documento próprio para a Anvisa, o órgão também elaborou o Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana nos Serviços de Saúde, entre outras ações. 

Saiba mais

Visite o portal da Anvisa para saber mais sobre as diversas ações para prevenção e controle de Iras e RM realizadas pela GVIMS/GGTES: 

Confira também: 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/saiba-mais-sobre-prevencao-e-controle-de-infeccoes-relacionadas-a-assistencia-a-saude

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.