O diretor-presidente da J. Moraes Solução em Logística Internacional, João Moraes esteve, em 24 de fevereiro, na Câmara Americana de Comércio – Amcham, onde participou do Café Setorial da Saúde, forum de debates que teve a participação de Ana Maria Malik (Faculdade Getúlio Vargas – Saúde); Alexander Triebnigg (Norvatis); Claudio Roberto Ely (Drogasil); Claudio Schvartsman (Hospital Albert Einstein); Jorge Moll (Rede D´Or); Márcio Serôa de Araújo Coriolano (Bradesco Saúde); Mauro Figueiredo (Fleury); Mohamad Akl (Unimed), e do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, José Manoel de Camargo Teixeira.
Durante o evento, Mara Lacerda, diretora de Produtos e Serviços da Câmara, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada entre os associados da Amcham onde foi possível observar uma verdadeira radiografia de um dos setores que mais crescem no País: o setor da saúde. Já Rodrigo Alberto Correia da Silva, presidente do Comitê de Saúde da Amcham, foi o moderador do painel Visão de Mercado / Impacto do Segmento de Saúde na Economia.
Neste painel, o debate girou em torno da saúde pública e privada, dos planos de investimentos, da falta de mão de obra qualificada, da burocracia e do excesso de regulamentação, da harmonização do Brasil no mercado internacional e dos desafios do segmento diante do aumento de usuários dos serviços de saúde, diante da expectativa do aumento de anos de vida da população em geral.
“Foi um coro uníssono. Qualidade tem preço”, enfatizou João Moraes. “Extremamente oportunas essas reflexões e debates, nesse momento em que o mundo discute alternativas para, antes de tratar as doenças, prevení-las”.
O secretário adjunto foi o responsável pelo pronunciamento do setor público e, depois de apresentar os atuais números do segmento respondeu às questões dos participantes.
“João Moraes aprimora seus conhecimentos na área da Saúde”
A pesquisa da AMCHAM, entre os seus associados, que se traduziu nas seguintes palavras: ” onde foi possível observar uma verdadeira radiografia de um dos setores que mais crescem no País: o setor da saúde”.
Posso observar sem sombra de dúvidas a preocupação desta associação com a saúde pública e privada, que ao meu ver são prejudicadas por não termos uma política totalmente voltada para a eficiência, eficácia e implementação de mecanismos, que facilitem a importação e a liberação desta carga, em todos os seus estágios, até chegarem ao consumidor final, com preço reduzido em decorrência da velocidade e desoneração das altas tarifas de arnazenamento, que são pagas e/ou destes produtos importados, muitas vezes se tornarem impróprios para consumo, pela ineficiência do próprio órgão que fiscaliza a sua entrada no País, somado muitas vezes ao armazenamento inadequado.
Meus parabéns ao João Moraes, pelo aprimoramento dos seus conhecimentos e pela busca incessante de uma legislação mais eficiente, que possa equacionar fiscalização x liberação.
Um forte abraço a todos os envolvidos neste evento.
Pedro Aurélio de Souza Júnior – Aeroporto Internacional de São Pualo – Governador André Franco Montoro.
Tel/fax: (11)2445-5603/5203 – pajunior.cnsp@infraero.gov.br