Farmacovigilância pela segurança do paciente é tema de simpósio internacional na Anvisa

Fonte Anvisa

Encontro faz parte da comemoração pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente. Veja as apresentações.

Como a farmacovigilância pode contribuir para a segurança do paciente, garantindo uma medicação sem danos? Esse foi o tema central do I Simpósio Internacional de Farmacovigilância, realizado na sede da Anvisa, em Brasília, nesta quarta-feira (14/9). O encontro reuniu representantes da Agência, da indústria farmacêutica, de universidades e uma equipe do Uppsala Monitoring Centre (UMC), o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Monitorização da Segurança de Medicamentos no mundo.

A equipe técnica do UMC está em missão no Brasil para avançar em temas de colaboração com a Anvisa. Em sua apresentação, Salvador Alvarado, representante do Uppsala, enalteceu a parceria com a Anvisa e os resultados nos últimos anos, quando apresentou gráficos comparativos sobre o aumento da quantidade e qualidade de notificações enviadas ao Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos da Organização Mundial da Saúde.

Alvarado destacou que , atualmente, as notificações encaminhadas pela Anvisa estão no nível das demais autoridades sanitárias quanto à qualidade da informação e tem mantido contínuo aumento da quantidade de notificações encaminhadas.

A gerente de farmacovigilância da Anvisa, Helaine Capucho, falou sobre as perspectivas para a farmacovigilância no Brasil e destacou o aumento na participação dos cidadãos nas notificações nos últimos anos. Enquanto em 2020 as notificações desse público foram de apenas 4,77% do total de notificações, em 2021 esse número passou para 36,71%. Os dados são referentes às notificações de medicamentos, recebidas pelo sistema Vigimed.

O I Simpósio Internacional de Farmacovigilância faz parte das comemorações pelo Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, e que em 2022 terá como tema a “Medicação Segura”.  A programação continua nesta quinta-feira (15/9), com uma reunião aberta entre empresas de medicamentos e a equipe do UMC.

Veja abaixo as apresentações do simpósio.

Apresentações – I Simpósio Internacional de Farmacovigilância – 14/9/2022

Tema

Palestrante

Importância da farmacovigilância na otimização da terapia medicamentosa Maurício Perroud – Unicamp
Delirium e os desafios para farmacovigilância Fabiana Varallo – USP
Trigger-tools na vigilância de medicamentos Patrícia Moriel – Unicamp
Erros de administração de medicamentos na América Latina Lindemberg Assunção – UFBA
Erros de medicação e o Desafio Global de Segurança do Paciente Angela Caro – ISoP
Programa Internacional de Monitorização de Medicamentos Salvador Alvarado – UMC
Sistema de Gestão da Qualidade da Anvisa e o GBT-Global Benchmarking Tool Patrícia Serpa – Anvisa
Perspectivas para a farmacovigilância no Brasil Helaine Capucho – Anvisa

Veja fotos do evento:

   

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/farmacovigilancia-pela-seguranca-do-paciente-e-tema-de-simposio-internacional-na-anvisa

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.