Setor de Serviços é destaque no crescimento do PIB, a terceira alta consecutiva

Fonte Ministério da Economia

Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou nota informativa sobre o Produto Interno Bruto, que cresceu 1% no primeiro trimestre.

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 1% no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao quarto trimestre de 2021, a terceira alta consecutiva. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 1,7%, mantendo-se no terreno positivo por cinco trimestres seguidos. O crescimento acumulado em quatro trimestres ficou em 4,7%, a maior expansão desde o terceiro trimestre de 2011. As informações constam da nota informativa Consolidação da Retomada Econômica, divulgada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia  (SPE/ME) nesta quinta-feira (2/6).

“O crescimento está superando as expectativas”, disse o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Rogério Boueri, referindo-se às projeções do mercado. “O resultado é melhor do que o previsto”, acrescentou. A nota da SPE registra que as projeções dos analistas de mercado para o PIB 2022 têm melhorado desde março de 2022, devido aos resultados mais positivos dos indicadores de atividade, “notadamente os serviços, mercado de trabalho e investimentos”. De acordo com o documento, naquele momento, o consenso das projeções de mercado se situava em torno de 0,3% para o crescimento em 2022. “No entanto, em linha com as projeções da SPE, há uma revisão altista das expectativas de mercado para a atividade, nas quais a mediana para o PIB anual de 2022 já está em 1,4%”, pontua a nota. A projeção da SPE é de crescimento de 1,5% para 2022, mas o viés é de alta.

O estudo da SPE registra que o resultado do PIB do primeiro trimestre mostra a continuidade da recuperação da atividade econômica, mesmo com os impactos do conflito no Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia. “O destaque, do lado da oferta, foi o setor de Serviços, com um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e 1% em relação ao último trimestre de 2021”, comentou Rogério Boueri. Do lado da demanda, o principal fator foi o aumento do consumo das famílias.

No âmbito externo, segundo Boueri, ocorreu um forte crescimento das exportações e um decrescimento das importações. “Atribuímos isso aos problemas de suprimento das cadeias globais, que ainda estão desorganizadas. Quando começavam a se reestruturar veio a guerra, que mais que desviou fluxos de comércio. Isso desorganizou as importações”, observou.

Segundo a nota da SPE, os indicadores de mais alta frequência (diários e mensais) indicam que a atividade continua se recuperando no início deste ano.

Consolidação fiscal

Os resultados mais recentes levam os especialistas a revisarem suas projeções para 2022, ampliando o crescimento esperado, cuja mediana passou de 0,3% para cerca de 1,5% nos últimos três meses. “Ressalta-se que o crescimento de longo prazo da economia brasileira depende fundamentalmente da consolidação fiscal (redução da relação dívida/PIB) e de uma importante agenda de reformas pró-mercado: abertura econômica, privatizações e concessões, melhora dos marcos legais e aumento da segurança jurídica, melhor ambiente de negócios e redução da burocracia, correção da má alocação de recursos e facilitação da realocação de capital e trabalho na economia”.

“A retomada em bens de capital, emprego e serviços está rápida e vencendo não só a pandemia, mas também os efeitos nefastos da recessão de 2014 a 2016”, salientou o subsecretário da Política Macroeconômica da SPE, Fausto Vieira.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/setor-de-servicos-e-destaque-no-crescimento-do-pib-a-terceira-alta-consecutiva

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.