Fonte Ministério da Economia
Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, participa do evento Inova Portos, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril.
A cultura de inovação no setor portuário brasileiro será tema da 1ª edição do Inova Portos, evento on-line promovido pelo Ministério da Infraestrutura nos dias 4 e 5 de abril. O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, participa do debate sobre a modernização nos portos brasileiros ao abordar a estratégia de digitalização do governo federal. O painel Governo Digital será transmitido na próxima segunda-feira (4/4), às 16 horas. As inscrições para a 1ª edição do Inova Portos estão abertas.
A modernização nos portos brasileiros é uma das frentes de trabalho do Governo Digital. Um dos times do Programa Startup GOV.BR – que objetiva acelerar os projetos digitais com maior impacto para a sociedade – atua no Sistema Porto Sem Papel, desenvolvendo uma série de funcionalidades para agilizar as operações portuárias. Entre as melhorias já implementadas estão a unificação de acesso do sistema e a integração do Portal Único de Comércio Exterior (Pucomex) ao GOV.BR.
Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, o futuro dos portos brasileiros passa pela aceleração dos projetos digitais que, direta ou indiretamente, causam um grande impacto na rotina da sociedade. “A modernização portuária gera competitividade e economia de recursos para as empresas e os usuários. Por isso, uma das equipes do nosso time de Startups GOV.BR está trabalhando para desenvolver soluções rápidas e criativas junto a esse importante setor”, destaca.
A ideia do programa Startup GOV.BR é inspirada nas startups existentes fora do poder público. Para isso, são montadas equipes multidisciplinares focadas em desenvolver e entregar soluções digitais prioritárias para o governo. Cerca de 30 times de especialistas atuam em diversos órgãos do governo desenvolvendo projetos que melhoram a vida dos cidadãos.