Investe SP deseja incentivar as exportações

Uma das novas missões da Investe São Paulo, de incentivar as exportações no estado, chamou a atenção dos participantes, na segunda-feira, (27) do debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.

O evento, comandado por João Doria, contou com a presença de mais de 130 executivos e vice-presidentes de empresas nacionais e estrangeiras. Todos se interessaram em saber das novas atribuições, determinadas por decreto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vão incentivar também as pequenas e médias empresas paulistas a colocar seus produtos no mercado externo. A iniciativa foi elogiada pelo ex-ministro da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, por ajudar a economia justamente num momento de dificuldades.

“Pelo que conheço do trabalho do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, que trabalhou comigo na Apex [Agência de Promoção de Investimentos e Exportação], no ministério, sei que dará bons resultados”, afirmou o ex-ministro Furlan.

Furlan ainda ressalta que o potencial para crescimento é enorme. “Das quase 7 milhões de empresas do Brasil, apenas 20 mil exportam. É muito pouco. E São Paulo concentra 65% das exportações brasileiras. Isso mostra a força do estado e a importância dada pelo governador à Investe São Paulo.”

O atual presidente da Apex, David Barioni Neto, disse que, este ano, o Brasil exportou 225 bilhões de dólares, sendo que, desse total, 28% é fruto das ações da Apex, as chamadas empresas vacinadas, no jargão da agência federal. Barioni explica que Juan Quirós e o ministro Furlan correram o mundo quando atuavam no ministério e conseguiram fazer o País ter seguidos superávits naquele período.

Representando o ministro da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, o secretário executivo do ministério, Ivan Ramalho, também destacou o novo papel da Investe São Paulo e se colocou à disposição para ajudar a vender os produtos paulista mundo afora. Ivan Ramalho falou sobre o potencial ainda existente na América Latina, Europa e também os Estados Unidos, cuja economia vive um momento de retomada.

Por DCI

Notícias do setor e com tags , , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.