Uma das novas missões da Investe São Paulo, de incentivar as exportações no estado, chamou a atenção dos participantes, na segunda-feira, (27) do debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.
O evento, comandado por João Doria, contou com a presença de mais de 130 executivos e vice-presidentes de empresas nacionais e estrangeiras. Todos se interessaram em saber das novas atribuições, determinadas por decreto do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vão incentivar também as pequenas e médias empresas paulistas a colocar seus produtos no mercado externo. A iniciativa foi elogiada pelo ex-ministro da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, por ajudar a economia justamente num momento de dificuldades.
“Pelo que conheço do trabalho do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, que trabalhou comigo na Apex [Agência de Promoção de Investimentos e Exportação], no ministério, sei que dará bons resultados”, afirmou o ex-ministro Furlan.
Furlan ainda ressalta que o potencial para crescimento é enorme. “Das quase 7 milhões de empresas do Brasil, apenas 20 mil exportam. É muito pouco. E São Paulo concentra 65% das exportações brasileiras. Isso mostra a força do estado e a importância dada pelo governador à Investe São Paulo.”
O atual presidente da Apex, David Barioni Neto, disse que, este ano, o Brasil exportou 225 bilhões de dólares, sendo que, desse total, 28% é fruto das ações da Apex, as chamadas empresas vacinadas, no jargão da agência federal. Barioni explica que Juan Quirós e o ministro Furlan correram o mundo quando atuavam no ministério e conseguiram fazer o País ter seguidos superávits naquele período.
Representando o ministro da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, o secretário executivo do ministério, Ivan Ramalho, também destacou o novo papel da Investe São Paulo e se colocou à disposição para ajudar a vender os produtos paulista mundo afora. Ivan Ramalho falou sobre o potencial ainda existente na América Latina, Europa e também os Estados Unidos, cuja economia vive um momento de retomada.
Por DCI