Uma comitiva formada por 13 empresários de Guarulhos viajaram a Avellaneda (província de Buenos Aires, Argentina), no último dia 18 para missão oficial do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, Regional Guarulhos, acompanhados pelo prefeito da cidade, Sebastião Almeida, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida e pelo diretor titular da Regional Guarulhos do CIESP, Daniele Pestelli.
Na ocasião, Sebastião Almeida assinou um Protocolo de Intenções junto com o Intendente (prefeito) Municipal de Avellaneda, Jorge Ferraresi, que pressupõe que ambos os municípios sejam reconhecidos com o status de “Cidades Irmãs”, e assim, alcancem o desejado desenvolvimento industrial, econômico e social.
O protocolo prevê, ainda, que as cidades respeitem todos os acordos internacionais bilaterais; que tanto o CIESP quanto a União Industrial de Avellaneda – UIA sejam reconhecidas como entidades representativas da indústria local; que Guarulhos e Avellaneda favoreçam o intercâmbio técnico e científico, buscando o desenvolvimento industrial de ambas as cidades e, que estas recebam comitivas, empresários e dignatários, facilitando contatos e meios de cooperação tecnológica.
Este protocolo vem ratificar um assinado em 2003, pelo então prefeito de Guarulhos Antonio Carlos Koch e Juan Quetglas (Avellaneda), e demonstra que as cidades, que possuem características muito semelhantes, são capazes de se ajudarem e se desenvolverem mutuamente.
Um bom exemplo disto, é que desde o acordo firmado em 2003, instalou-se em Bonsucesso, bairro guarulhense, a Carmocal do Brasil, empresa Argentina que presta serviços de lavagem e limpeza de isotanques e carretas tanques, além de serviços logísticos de gerenciamento e locação de contentores de 1000 litros. Ao ser instalada no País, a empresa gerou cerca de 70 empregos diretos e indiretos.
“Esses acordos trazem resultados importantes para as cidades”, disse o prefeito Almeida. “A Carmocal é fruto do diálogo, do novo conceito de pensar as cidades e acredito ser importante essa troca de experiências tanto dos empresários de Avellaneda quanto dos empresários brasileiros”.
União Industrial de Avellaneda – UIA
Na ocasião da visita à cidade argentina de Avellaneda, os empresários participaram de solenidade na sede da UIA, onde Daniele Pestelli e Alberto Santoro, representantes do CIESP e da UIA, respectivamente, assinaram, também, um Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolver as relações bilaterais, em âmbito comercial e de cooperação técnica e científica entre os municípios.
Após a cerimônia, a comitiva seguiu para visita técnica a três empresas distintas, quando puderam conhecer in loco as características de cada uma e assim, intercambiar informações visando o desenvolvimento recíproco.
“Este encontro tem uma característica de continuidade que se iniciou em 2003”, analisou Santoro. “Nossas cidades têm particularidades muito similares no âmbito comercial. Consideramos que, se unirmos forças e potências podemos, ao invés de exportar matéria-prima, exportar produtos acabados. Os países crescem com a transformação de seus produtos”.
O diretor do CIESP informou que convidou os associados da UIA a participarem da 8ª Rodada de Negócios, promovida pelo CIESP e pela Associação dos Empresários de Cumbica – Asec, que irá acontecer em maio do ano que vem.
“Fizemos o convite formal e eles já aceitaram”, informou Pestelli. “Pretendemos recebê-los no próximo ano e, com isso, aprofundar os laços econômicos entre os municípios. Uma de nossas pretensões é viabilizar joint ventures no Brasil, estreitando ainda mais esses laços”, avaliou.
Empresários pontuam sucesso da Missão Empresarial
Viajaram para Avellaneda empresários guarulhenses dos mais diversos segmentos. Entre eles, João Moraes, da J. Moraes Solução em Logística Internacional, que participou da visita técnica a Industria Skotnica, fábrica de elementos de fixação, onde conheceu a tecnologia desenvolvida na criação das peças personalizadas, o diferencial da indústria.
“Sem dúvida foi uma experiência única onde o grupo passou a conhecer as instalações de uma metalúrgica fora do Brasil, que exporta 17% do que produz e que procura um nicho de mercado brasileiro para poder inserir suas peças”, comentou João Moraes. “O presidente da empresa, Jorge Skotnica, disse que importa matéria-prima da Itália, mas pretende vir ao Brasil procurar parceiros nessa área”, informou.
O empresário argentino Skotnica foi motivo de curiosidade dos visitantes brasileiros. Ele comentou que foi um dos responsáveis por auxiliar no resgate dos 33 mineiros presos por 69 dias na mina San Jose, norte do Chile.
Segundo ele, empresários chilenos o procuraram para que ele produzisse uma peça que se encaixaria na máquina que perfurou o túnel que chegaria aos mineiros.
“Como somos países vizinhos e conhecidos pelos produtos que fabricamos, fomos contatados para produzir um número pequeno de peças, mas extremamente necessárias para o sucesso da operação”, informou Skotnica. “Foi uma corrida contra o tempo. Mobilizei clientes e amigos e conseguimos fazer com que as peças chegassem ao destino. Sinto-me orgulhoso por ter contribuído para o salvamento daquelas vidas”, finalizou.
Participaram da comitiva os seguintes empresários: Aarão Ruben Oliveira (Construcal), Antonio Martinho Risso (Mart Mark), Antonio Roberto Marchiori (Marchiori Advogados), Daniele Pestelli (Fitas), Gilmar Loredo (GBL), Guadalupe Rengifo (DWR), João Moraes (J. Moraes), José Mestrener (Mestre Café), Laudirley Dourado (Fesma), Luís Carlos Teodoro (Maxius), Paulo Gonçalves Silva (Agende), Valdir Cerqueira (Aresta) e Vera Bellezzo (Assemag/Alpha).
Confira as fotos da viagem a Avellaneda no Flickr: http://www.flickr.com/photos/jmoraeslogistic/sets/72157625451040471/
Acompanhe a repercussão dessa iniciativa: