Começa hoje a campanha mundial de incentivo à notificação de eventos adversos

Fonte Anvisa

Objetivo é incentivar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a notificar as suspeitas de eventos adversos de medicamentos.

Tem início nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, a #MedSafetyWeek, campanha global de incentivo à notificação de eventos adversos de medicamentos. Coordenada pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Monitorização da Segurança de Medicamentos no mundo, a campanha reúne todos os anos autoridades reguladoras de medicamentos, centros nacionais de farmacovigilância e organizações internacionais a fim de mobilizar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a relatar suspeitas de eventos adversos.

A campanha de 2025 marca o 10º aniversário da #MedSafetyWeek e tem como foco a questão “Como podemos ajudar a tornar os medicamentos mais seguros”. Até o dia 9/11, está previsto o envolvimento de 117 países, com 131 instituições, com o objetivo de conscientizar as pessoas de que cada relato de efeito colateral pode proteger outras pessoas.

Ao relatar suspeitas de eventos adversos, os órgãos reguladores podem tomar medidas para tornar os medicamentos mais seguros. Agências reguladoras em todo o mundo, como a Anvisa, utilizam relatos de pacientes e profissionais de saúde para monitorar a segurança dos medicamentos e responder a quaisquer riscos potenciais.

Pesquisas indicam que, infelizmente, apenas cerca de 5% a 10% de todas as suspeitas de eventos adversos são notificadas. Entre os motivos para essa subnotificação estão o desconhecimento, a falta de entendimento sobre a importância do relato e o esquecimento. Daí a importância de se divulgar informações nesta semana para aumentar a conscientização sobre os sistemas nacionais de farmacovigilância e, paralelamente, inspirar pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde a realizar a notificação.

A ideia, portanto, é difundir a mensagem central da campanha: a segurança dos medicamentos começa com você, comigo, com todos nós. Não são apenas os médicos, os farmacêuticos ou os órgãos reguladores que têm um papel a desempenhar. Ao notificarmos as suspeitas de eventos adversos, temos o poder de tornar os medicamentos mais seguros para todos.

De acordo com o diretor da Anvisa Thiago Campos, a promoção de eventos com essa temática fortalece a farmacovigilância no país. “É fundamental que as pessoas saibam que seus relatos são importantes e que tenham em mente que, ao notificar a suspeita de um evento adverso no VigiMed, estão contribuindo para que a Anvisa conheça melhor o perfil de segurança dos medicamentos no país. As notificações são absolutamente relevantes para a compreensão do perfil benefício-risco dos medicamentos e vacinas, permitindo que a Agência, quando necessário, tome medidas para aumentar a segurança, como a inclusão de novas informações nas bulas e a publicação de alertas, por exemplo, de modo a proteger os pacientes”, ressaltou o diretor.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/comeca-hoje-a-campanha-mundial-de-incentivo-a-notificacao-de-eventos-adversos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.