Fonte Anvisa
Oportunidade permite que empresas inovadoras testem novos modelos de negócio.
Já está aberto o prazo das inscrições para o Projeto-Piloto do Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox Regulatório) sobre Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes Personalizados. A partir desta segunda-feira (20/10), as empresas inovadoras terão a chance de submeter seus projetos e participar desta iniciativa pioneira.
O sandbox regulatório é uma ferramenta estratégica que permite a empresas testarem modelos de negócios inovadores para a oferta de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que podem ser ajustados e combinados de forma específica para atender às necessidades individuais dos consumidores, diretamente nos pontos de venda.
Durante o período de testes, os projetos selecionados irão operar sob condições regulatórias diferenciadas e temporárias, com a constante supervisão da Anvisa. O objetivo é garantir a segurança e a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo em que se coletam dados e evidências valiosas para a construção de um futuro marco regulatório para o setor.
Quem pode participar?
O edital de chamamento é direcionado a um público amplo, incluindo:
- Empresas fabricantes ou importadoras de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes (com Autorização de Funcionamento de Empresa – AFE).
- Empresas varejistas que comercializam esses produtos.
- Empresas detentoras de tecnologias de personalização.
Prazo de inscrições
As empresas interessadas terão até o dia 18 de janeiro de 2026 para realizar suas inscrições.
Como se inscrever?
Os procedimentos detalhados para inscrição, incluindo a documentação necessária e os critérios de elegibilidade, estão disponíveis no Edital de Chamamento 18/2025.
A Anvisa reforça seu compromisso com a inovação responsável, buscando um equilíbrio entre o avanço tecnológico e a proteção da saúde pública, e convida as empresas a fazerem parte dessa importante iniciativa.
Acesse aqui o edital de chamamento.




