Fonte Anvisa
Neste ano, o tema da campanha é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”.
Neste 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância de um cuidado de saúde seguro. Este ano, o tema da campanha é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A ideia é reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e danos causados por cuidados inseguros.
A iniciativa da OMS conta com o apoio da Anvisa, que vem, desde sua criação, mobilizando gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes, acompanhantes e familiares, educadores e população em geral no que diz respeito a ações para minimizar riscos e melhorar a segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde do país. A Agência reforça a necessidade de reduzir, e até mesmo eliminar, eventos adversos (EAs) evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais.
São objetivos da campanha:
- Aumentar a conscientização global sobre os riscos de segurança nos cuidados pediátricos e neonatais em todos os ambientes de assistência à saúde, enfatizando as necessidades específicas de prestação de cuidado seguro e qualificado aos recém-nascidos e pacientes pediátricos, além de orientações sobre cuidado seguro aos pais, familiares, acompanhantes e cuidadores.
- Mobilizar governos, decisores políticos, gestores, lideranças e profissionais de serviços de saúde, conselhos profissionais, associações de pacientes e sociedades científicas a implementar estratégias sustentáveis para cuidados mais seguros aos recém-nascidos e crianças, como parte de iniciativas mais amplas de segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.
- Capacitar pais, familiares, acompanhantes e cuidadores de recém-nascidos e crianças no tema da segurança do paciente, promovendo educação, conscientização, engajamento e participação ativa no cuidado à saúde.
- Incentivar o desenvolvimento de estudos sobre segurança do paciente e qualidade, com destaque para os cuidados neonatais e pediátricos.
Nesse sentido, a Anvisa convoca todos os gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes, acompanhantes e familiares, educadores e população em geral, além dos demais profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em todos os níveis de atuação, a desenvolver ações direcionadas à campanha do ano de 2025.
Webinar
Em conjunto com o Ministério da Saúde, a Anvisa irá promover um webinar na quinta-feira (18/9), às 10h, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025. O evento virtual é aberto à participação de todos os profissionais e gestores de saúde do país. Para participar, basta acessar o link específico, no dia e hora marcados. Divulguem e participem! Vale lembrar que a gravação do webinar ficará disponível posteriormente em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/educacaoepesquisa/webinar/servicos/servicos-de-saude
Faça parte você também!
Celebre o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A iniciativa pode fortalecer a parceria entre pais, gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes e instâncias que atuam no tema da qualidade e segurança do paciente em serviços de saúde (Núcleo de Segurança do Paciente – NSP, Comissão de Controle de Infecção – CCIH/CCIRAS, Núcleos de Qualidade, Gerência de Risco, entre outros). Adicionalmente, use a cor laranja nos pontos de referência, espaços públicos e iluminação de monumentos icônicos, pois simboliza a campanha global do Dia Mundial da Segurança do Paciente.