17 de setembro: Dia Mundial da Segurança do Paciente

Fonte Anvisa

Neste ano, o tema da campanha é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”.

Neste 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância de um cuidado de saúde seguro. Este ano, o tema da campanha é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A ideia é reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e danos causados por cuidados inseguros.

A iniciativa da OMS conta com o apoio da Anvisa, que vem, desde sua criação, mobilizando gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes, acompanhantes e familiares, educadores e população em geral no que diz respeito a ações para minimizar riscos e melhorar a segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde do país. A Agência reforça a necessidade de reduzir, e até mesmo eliminar, eventos adversos (EAs) evitáveis nos cuidados pediátricos e neonatais.

São objetivos da campanha:

  • Aumentar a conscientização global sobre os riscos de segurança nos cuidados pediátricos e neonatais em todos os ambientes de assistência à saúde, enfatizando as necessidades específicas de prestação de cuidado seguro e qualificado aos recém-nascidos e pacientes pediátricos, além de orientações sobre cuidado seguro aos pais, familiares, acompanhantes e cuidadores.
  • Mobilizar governos, decisores políticos, gestores, lideranças e profissionais de serviços de saúde, conselhos profissionais, associações de pacientes e sociedades científicas a implementar estratégias sustentáveis para cuidados mais seguros aos recém-nascidos e crianças, como parte de iniciativas mais amplas de segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde.
  • Capacitar pais, familiares, acompanhantes e cuidadores de recém-nascidos e crianças no tema da segurança do paciente, promovendo educação, conscientização, engajamento e participação ativa no cuidado à saúde.
  • Incentivar o desenvolvimento de estudos sobre segurança do paciente e qualidade, com destaque para os cuidados neonatais e pediátricos.

Nesse sentido, a Anvisa convoca todos os gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes, acompanhantes e familiares, educadores e população em geral, além dos demais profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em todos os níveis de atuação, a desenvolver ações direcionadas à campanha do ano de 2025.

Webinar

Em conjunto com o Ministério da Saúde, a Anvisa irá promover um webinar na quinta-feira (18/9), às 10h, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025. O evento virtual é aberto à participação de todos os profissionais e gestores de saúde do país. Para participar, basta acessar o link específico, no dia e hora marcados.  Divulguem e participem! Vale lembrar que a gravação do webinar ficará disponível posteriormente em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/educacaoepesquisa/webinar/servicos/servicos-de-saude

Faça parte você também!

Celebre o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A iniciativa pode fortalecer a parceria entre pais, gestores, lideranças, profissionais da assistência, pacientes e instâncias que atuam no tema da qualidade e segurança do paciente em serviços de saúde (Núcleo de Segurança do Paciente – NSP, Comissão de Controle de Infecção – CCIH/CCIRAS, Núcleos de Qualidade, Gerência de Risco, entre outros). Adicionalmente, use a cor laranja nos pontos de referência, espaços públicos e iluminação de monumentos icônicos, pois simboliza a campanha global do Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/17-de-setembro-dia-mundial-da-seguranca-do-paciente

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.