Gecex delibera sobre reduções tarifárias e medidas de defesa comercial

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços

Colegiado da Camex também aprovou a internalização, pelo Brasil, de acordos firmados no âmbito do Mercosul

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) deliberou nesta segunda-feira (30) sobre temas envolvendo alterações tarifárias, medidas de defesa comercial e internalização de acordos internacionais, entre outros assuntos.

Atendendo a pleitos e recomendações técnicas para proteção da indústria nacional contra o comércio desleal, o Gecex aprovou a prorrogação ou aplicação de direitos antidumping na importação de produtos oriundos de diversas origens. Entre os casos, estão produtos siderúrgicos e químicos e pneus para automóveis de passageiros.

Já as reduções tarifárias alcançaram nove produtos, sendo sete deles relativos a insumos para a indústria têxtil e de plásticos. As tarifas de importação para estes produtos, que hoje variam de 7,2% a 35%, foram reduzidas a zero.

O Gecex também aprovou duas internalizações de acordos com países da região, ambos firmados no âmbito do Mercosul. Um deles trata sobre regras de origem para veículos automotivos no comércio com o Chile, e o outro sobre a possibilidade de inclusão de mais 50 NCMs nas listas de exceção à Tarifa Comum do Mercosul (Letec).

A íntrega das deliberações será publicada nesta página.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2025/junho/gecex-delibera-sobre-reducoes-tarifarias-e-medidas-de-defesa-comercial

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.