Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços
Colegiado da Camex também aprovou a internalização, pelo Brasil, de acordos firmados no âmbito do Mercosul
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) deliberou nesta segunda-feira (30) sobre temas envolvendo alterações tarifárias, medidas de defesa comercial e internalização de acordos internacionais, entre outros assuntos.
Atendendo a pleitos e recomendações técnicas para proteção da indústria nacional contra o comércio desleal, o Gecex aprovou a prorrogação ou aplicação de direitos antidumping na importação de produtos oriundos de diversas origens. Entre os casos, estão produtos siderúrgicos e químicos e pneus para automóveis de passageiros.
Já as reduções tarifárias alcançaram nove produtos, sendo sete deles relativos a insumos para a indústria têxtil e de plásticos. As tarifas de importação para estes produtos, que hoje variam de 7,2% a 35%, foram reduzidas a zero.
O Gecex também aprovou duas internalizações de acordos com países da região, ambos firmados no âmbito do Mercosul. Um deles trata sobre regras de origem para veículos automotivos no comércio com o Chile, e o outro sobre a possibilidade de inclusão de mais 50 NCMs nas listas de exceção à Tarifa Comum do Mercosul (Letec).
A íntrega das deliberações será publicada nesta página.