Confira os destaques da 5ª Reunião Pública da Dicol de 2025

Fonte Anvisa

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (9/4).

Os diretores da Anvisa se reuniram nesta quarta-feira (9/4) para a 5ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2025. O diretor-presidente substituto, Rômison Mota, deu início ao encontro e logo passou a palavra ao diretor Daniel Pereira, que solicitou a retirada de itens da pauta (3.3.5.1, 3.3.7.2, 3.3.12.2 — devido à análise de desistência apresentada pelos recorrentes —, além dos itens 3.3.12.1 e 3.4.7.1).

Pereira reforçou, ainda, a necessidade de retorno à discussão realizada na última reunião, sobre a proposta de um cronograma para que os diretores possam debater a reforma da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 660/2022 — que estabelece critérios e procedimentos para a importação de produtos à base de Cannabis ainda não regulamentados no Brasil.

O diretor fez a seguinte avaliação: “Trata-se de uma proposta. A gente sabe que, no meio do caminho do processo regulatório, outras questões podem surgir. Mas a ideia é que a gente abra o processo regulatório em junho deste corrente ano, com um desfecho programado para avaliação jurídica da Procuradoria entre setembro e outubro deste ano”. A diretora substituta, Danitza Buvinich, acrescentou que a discussão do tema é relevante, inclusive pela questão da previsibilidade regulatória.

Recomposição da força de trabalho da Anvisa

O diretor-presidente substituto anunciou, durante a reunião, uma tratativa importante conduzida pelo atual colegiado junto ao Poder Executivo, com impacto significativo tanto para o setor regulado quanto para os servidores da Anvisa. Juntamente com Daniel Pereira e Danitza Buvinich, Rômison Mota participou recentemente de uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O objetivo do encontro foi enfatizar a necessidade da reestruturação e da recomposição da força de trabalho da Agência. Como uma das alternativas de curto prazo, foi proposta a ampliação do quadro de servidores, de forma a viabilizar a realização de um novo curso de formação do concurso atualmente em andamento, o que permitiria a convocação de candidatos excedentes do concurso público recente.

Além disso, foram discutidas diversas outras ações de curto, médio e longo prazo, pois há um entendimento geral de que não existe uma solução única. De acordo com o diretor-presidente substituto, a Anvisa precisa, simultaneamente, da recomposição da sua força de trabalho, da modernização do seu parque computacional e de informática, e da utilização de tecnologias que auxiliem na análise dos processos.

Portanto, além das cooperações técnicas já firmadas com diversas instituições públicas, foi definida a criação formal de um grupo de acompanhamento desse tema. O grupo será composto por representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde (MS), do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do setor regulado — especialmente do setor farmacêutico, que é o maior deles.

Esse processo já está em análise jurídica pelos ministérios e, muito em breve, deverá ser publicada a portaria que oficializa esse grupo de acompanhamento. Com isso, espera-se avançar nas tratativas que visem ampliar a capacidade operacional da Agência, de modo a fazer frente à demanda, que é cada vez mais crescente.

Destaques da pauta

Entre os destaques da pauta, estiveram as propostas de abertura de processo administrativo de regulação para assunto de atualização periódica e de consulta pública da Instrução Normativa (IN) referente à atualização da Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) — medida que atende à determinação da RDC 882/2024 e integra a Agenda Regulatória 2024-2025.

Por meio de manifestação oral, a representante da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado (Acessa), Cibele Zanotta, e o representante da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Henrique Tada, endossaram apoio à abertura da consulta pública, reforçando o caráter participativo e tecnicamente fundamentado da iniciativa.

Com aprovação unânime, o item prevê prazo de 30 dias para manifestações da sociedade.

Veja aqui a pauta completa da 5ª Reunião Pública da Dicol de 2025.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da Dicol, no Edifício Sede da Anvisa, com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Para assistir à reunião, clique neste link: youtube.com/watch?v=Sb7yP9vRhv8

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/confira-os-destaques-da-5a-reuniao-publica-da-dicol-de-2025

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.