Brasil e EUA debatem melhoria regulatória, facilitação do comércio e parcerias em alta tecnologia

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

Missão aos Estados Unidos reúne autoridades, área técnica e setor empresarial para avançar nas relações comerciais entre os dois países.

Ampliação do comércio bilateral, redução de barreiras, melhoria regulatória e fortalecimento de parcerias industriais em alta tecnologia estão entre os temas da 22ª Plenária do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos (MDIC-DOC), que tem início nesta quinta-feira (19/9) na cidade de Alexandria (Virgínia-EUA), nas proximidades de Washington-DC.

O mecanismo conhecido como MDIC-DOC reúne anualmente equipes técnicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, com o objetivo de construir soluções para melhorar o comércio entre os dois países.

Em 2023, a primeira edição do MDIC-DOC após a recriação do MDIC pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada no Brasil.

“Neste ano, Estados Unidos e Brasil completam 200 anos de relações bilaterais. Estados Unidos são o principal destino das exportações industriais brasileiras, inclusive produtos de alta tecnologia. É um bom momento para fortalecermos nossas relações comerciais”, afirmou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin.

O MDIC-DOC de 2024 debaterá avanços nas discussões sobre propriedade intelectual, metrologia, boas práticas regulatórias, economia digital, desenvolvimento sustentável e promoção e facilitação do comércio – temas sob os quais se organizam os grupos de trabalho do diálogo.

Ao final do encontro, deve ser assinado um memorando de entendimento em boas práticas regulatórias, para estimular a assistência mútua, troca de informações e melhores práticas. O encontro será conduzido pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, e pela subsecretária de Comércio Internacional dos EUA, Marisa Lago.

Cadeias industriais e Cooperação Econômica

Paralelamente à plenária, representantes dos dois governos e, em uma segunda etapa, dos governos e de empresários, vão debater possibilidades de cooperação entre os dois países no aprimoramento das cadeias de suprimentos industriais.

A pauta do evento também inclui temas como defesa comercial, medidas compensatórias, além da implementação do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre os dois países (ATEC, na sigla em inglês), e de debates atualmente travados no âmbito do G20, envolvendo comércio exterior e sustentabilidade.

Fazem parte da comitiva brasileira do MDIC, a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; a secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andrea Macera; e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC), Felipe Machado. Nesta edição, também participam equipes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), e da Advocacia Geral da União (AGU).

Sobre o MDIC-DOC

Criado em 2006, o Diálogo Comercial reúne especialistas técnicos para compartilhar conhecimento, experiências e soluções para as comunidades empresariais dos dois países. Embora seja uma iniciativa governamental, o MDIC-DOC mantém interlocução ativa com o setor privado, por meio de visitas técnicas, workshops e videoconferências.

Ao fim de cada plenária, os governos emitem uma declaração conjunta, em que destacam avanços e reafirmam o compromisso mútuo com a facilitação e a ampliação do comércio bilateral.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/brasil-e-eua-debatem-melhoria-regulatoria-facilitacao-do-comercio-e-parcerias-em-alta-tecnologia

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.