Fonte Anvisa
Ferramenta traz dados nacionais de triagem, coleta, produção e uso do sangue.
Já está disponível para consulta o painel Produção Hemoterápica Brasileira. Ele apresenta informações a respeito das características da doação de sangue e do perfil dos doadores no Brasil, bem como dados relacionados à capacidade de produção e ao uso de hemocomponentes pela rede de serviços de hemoterapia brasileiros (Hemorrede), a partir de 2023.
A publicação tem como objetivo aperfeiçoar a comunicação entre os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), os serviços de hemoterapia (SHs), instituições de pesquisa e a sociedade em geral, com a disseminação das informações sobre a produção nacional de sangue e seus componentes.
Os dados apresentados são enviados mensalmente pela Hemorrede, por meio do formulário eletrônico do Sistema de Informação de Produção Hemoterápica (Hemoprod), e têm o potencial de contribuir para a pesquisa e a formulação de estratégias e de políticas públicas. Isso porque fornecem subsídios para a construção de indicadores voltados ao monitoramento da segurança e da qualidade dos serviços de hemoterapia e dos produtos por eles ofertados.
O painel possui atualização semanal e permite a segmentação dos dados por período, localização, tipo e natureza do estabelecimento. Estas inovações só foram possíveis após a implementação, em 2023, do formulário eletrônico, que permitiu a automação do processo de coleta, consolidação e divulgação das informações.
Anualmente também são inseridos no painel os dados de produção dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, os quais optaram por não aderir ao formulário eletrônico, considerando que já possuíam sistemas informatizados próprios.
Por apresentar apenas as informações coletadas, sem envolver análises mais detalhadas dos dados, a ferramenta não substitui os Boletins de Produção Hemoterápica, que em breve voltarão a ser produzidos e divulgados pela Anvisa.