Anvisa aprova consulta pública sobre atualização das vacinas contra Covid-19

Fonte Anvisa

Proposta receberá contribuições pelo período de 45 dias.

A Anvisa aprovou, na reunião da Diretoria Colegiada desta quarta-feira (12/6), duas propostas de consulta pública (Resolução e Instrução Normativa) sobre atualização das vacinas Covid-19 utilizadas no Brasil.

O objetivo das propostas é manter as vacinas atualizadas com as variantes circulantes no país. Para isso, a Agência irá propor normas alinhadas a padrões internacionais, indicando as cepas (tipos de vírus) que devem compor as vacinas Covid-19 e como as empresas devem fazer a atualização.

Pela proposta, após a definição pela OMS (Organização Mundial de Saúde) da cepa circulante, as empresas teriam um prazo de três meses para submeter à atualização à Anvisa.  Essas atualizações serão priorizadas nas análises da Agência, visando a celeridade do processo.

Tanto a proposta de resolução (RDC) como a Instrução Normativa (IN) ficarão em consulta pública pelo prazo de 45 dias para o recebimento de contribuições.

Veja o voto da diretora relatora Meiruze Freitas.

Saiba mais

A evolução do vírus SARS-CoV-2 tem exigido ajustes nas vacinas contra a Covid-19, especialmente devido ao surgimento de variantes de preocupação. Segundo a OMS, o SARS-CoV-2 continua a circular e com importante evolução genética e antigênica da proteína Spike.

O objetivo de atualizar a composição do antígeno da vacina é melhorar as respostas imunológicas às variantes circulantes do SARS-CoV-2.

A OMS faz recomendações globais para a composição do antígeno da vacina contra a Covid-19. Atualmente não existem diferenças aparentes na circulação e transmissão do SARS-CoV-2 nos hemisférios Norte e Sul.

A última declaração da OMS para as cepas das vacinas Covid-19 foi publicada em 26 de abril de 2024.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-aprova-consulta-publica-sobre-atualizacao-das-vacinas-contra-covid-19

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.