Anvisa inicia as coletas do PARA do Ciclo 2024

Fonte Anvisa

Coletas do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA começam em vários Estados.

A Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias dos Estados e Municípios e Laboratórios de Saúde Pública, iniciou, no dia 13 de maio, as coletas de alimentos do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).  

O Plano de Amostragem do Ciclo 2024 prevê a coleta de 3.569 amostras de 14 alimentos listados a seguir: abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uva. 

As amostras do Ciclo 2024 serão coletadas no período de 13 de maio a 6 de dezembro deste ano nos seguintes Estados e no Distrito Federal: AC, AL, AP, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC, SP, SE e TO. O Ciclo 2024 é o segundo ciclo do Plano Plurianual 2023-2025, que prevê o monitoramento de 36 alimentos, os quais representam 80% do consumo total de alimentos de origem vegetal. 

O planejamento da amostragem foi elaborado com a participação de todos os integrantes do PARA e diversas atividades foram realizadas para efetivação do plano. Entre elas, foi realizado Webinar de Treinamento do Ciclo 2024 do PARA, que contou com a participação de cerca de 200 agentes das vigilâncias sanitárias locais do país. 

Também foi realizado um encontro presencial em Brasília/DF nos dias 24 e 25 de abril com os representantes de todas as instituições integrantes do PARA. Considerando a temática comemorativa dos 25 anos da Anvisa, o evento possibilitou avaliar os principais avanços ao longo dos 23 anos de existência do PARA, discutir temas técnicos para capacitação dos participantes e propor estratégias sustentáveis de atuação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS no monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos em alimentos.  

O evento também contou com a participação da empresa PariPassu, que operacionaliza o transporte das amostras do PARA, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), responsável por essa operação desde 2022 por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Anvisa. O acordo prevê a realização conjunta de atividades visando a melhoria da qualidade dos alimentos consumidos in natura em relação aos resíduos dos agrotóxicos utilizados no país, contribuindo para a melhoria da segurança do alimento disponibilizado para a população na categoria de frutas, legumes e verduras. 

Saiba mais 

O PARA é resultado de uma ação conjunta da Anvisa, das Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais e dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). O objetivo é monitorar os resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor, visando reduzir eventuais riscos à saúde.    

As coletas dos alimentos são realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais de acordo com princípios e guias internacionalmente aceitos, como o Codex Alimentarius. Este documento recomenda que a coleta seja feita no local em que a população adquire os alimentos, com vistas a obter amostras com características semelhantes ao que será consumido. Para tanto, as coletas são realizadas semanalmente no mercado varejista, tais como supermercados e sacolões, seguindo programação que envolve seleção prévia dos pontos de coleta e das amostras a serem coletadas.  

O PARA iniciou com o monitoramento de cerca de 100 agrotóxicos em 9 alimentos e hoje mais de 300 agrotóxicos são pesquisados em 36 alimentos, totalizando, desde 2001, mais de 40 mil amostras de alimentos de origem vegetal analisadas. A escolha desses alimentos considera principalmente a dieta básica do brasileiro, de acordo com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, e os alimentos monitorados no PARA representam hoje cerca de 80% do consumo de alimentos pela população brasileira. 

Os resultados do PARA subsidiam medidas a serem tomadas quanto às irregularidades encontradas, além de possibilitar a avaliação e o mapeamento das situações em que os resíduos de agrotóxicos nos alimentos possam representar risco à saúde da população.   

O PARA, assim como a Agência que completou 25 anos esse ano, evolui ao longo das últimas duas décadas e se consolidou por meio do trabalho articulado entre a Anvisa, as Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). 

Fonte:https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-inicia-as-coletas-do-para-do-ciclo-2024

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.