Fonte Anvisa
Painel mostra relatório final das amostras analisadas.
A Anvisa publicou o resultado do monitoramento da qualidade de saneantes hospitalares de alto risco. O monitoramento é fruto do esforço conjunto de entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), envolvendo a participação da Anvisa, do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL), bem como de Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais.
Ao todo, foram analisadas 48 amostras de desinfetantes de alto nível (princípios ativos: ácido peracético, glutaraldeído, ortoftalaldeído e biguanida) e detergentes enzimáticos (atividade amilolítica/proteolítica). Destas, 17 amostras (37,4% do total) foram consideradas insatisfatórias quanto aos ensaios de teor ou da atividade enzimática.
Os laudos insatisfatórios resultaram em ações subsequentes, incluindo a abertura de dossiês de investigação e, nos casos necessários, a publicação de medidas como recolhimento e suspensão de comercialização, distribuição e uso desses produtos. Adicionalmente, os resultados obtidos servirão de base para a implementação de ações que visem assegurar a qualidade, a segurança e a eficácia desses produtos sujeitos à vigilância sanitária.
Os resultados das amostras analisadas e o relatório final do monitoramento estão disponíveis em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/laboratorios/programas-de-monitoramento-analitico/saneantes