Lançados os editais do concurso unificado do governo federal, com 110 vagas para o MDIC

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

Uma das novidades deste processo é a ampliação de municípios para aplicação das provas; MDIC terá 110 vagas

O governo federal lançou, nesta quarta-feira (10/1), os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que oferece 6.640 vagas para ministérios, autarquias e agências reguladoras. Do total, 110 vagas são voltadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que estão assim distribuídas: 50 vagas para analista de comércio exterior; 50 vagas para analista técnico-administrativo e 10 vagas para economistas.
O concurso, que está sob a coordenação geral do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), tem por objetivo promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Algumas novidades foram apresentadas durante coletiva de imprensa promovida pelo MGI nesta quarta-feira, como o aumento do número de cidades para aplicação das provas: 180 cidades do país. O critério utilizado de escolha das cidades foi a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso.

Inscrições

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. A conta Gov.br garante a correta identificação de cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.

As inscrições, que só começam dia 19/1, devem feitas pelo próprio candidato e apenas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta na plataforma Gov.br (ouro, prata ou bronze).

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com taxa de inscrição única. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, que será baseada na nota alcançada.

Em política afirmativa e inclusiva, foi reservado percentuais para cotas específicas no CPNU: 5% do total de vagas de cada um dos cargos a candidatos com deficiência e 20% a candidatos negros, além de 30% das vagas para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para candidatos de origem indígena.

Os blocos temáticos estão divididos da seguinte forma:

•        Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias

•        Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação

•        Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas

•        Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor

•        Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

•        Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação

•        Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública

•        Bloco 8 – Nível Intermediário

Veja AQUI os blocos temáticos, órgãos, cargos, especialidades e quantidade de vagas.

Conforme o Decreto 11.722/2023, o Concurso Nacional consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Acesse AQUI todas as informações sobre o concurso unificado

Assista AQUI a integra da coletiva.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/lancados-os-editais-do-concurso-unificado-do-governo-federal-com-110-vagas-para-o-mdic

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.