Fonte Anvisa
Neste ano, o enfoque é a prevenção das infecções relacionadas aos procedimentos cirúrgicos.
As infecções relacionadas à assistência à saúde são um grave problema sanitário. Estamos falando de infecções que ocorrem nos serviços de saúde, ou seja, em hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios, por exemplo. Elas são responsáveis por aumentar o tempo de permanência hospitalar e também a taxa de mortes, sem falar nos custos financeiros envolvidos. Daí a importância de, neste Dia Nacional do Controle de Infecções (15/5), chamar a atenção para a importância das ações de prevenção e controle.
Neste ano, o lema da divulgação da Anvisa para a data é: “Cirurgia segura: prevenir infecções para salvar vidas”. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde, gestores, autoridades sanitárias, diretores de hospitais e a população em geral sobre a necessidade de implementar ações de prevenção das infecções nos procedimentos cirúrgicos. O envolvimento dos diversos segmentos e atores faz a diferença e contribui significativamente para minimizar o problema.
As infecções relacionadas à assistência à saúde (Iras) são os eventos adversos associados à assistência à saúde mais frequentes, repercutindo diretamente na segurança do paciente e na qualidade dos serviços. Algumas dessas infecções são causadas por microrganismos multirresistentes, ou seja, resistentes aos efeitos dos medicamentos hoje disponíveis. Em outras palavras, ocorre a redução ou eliminação da eficácia do agente para curar ou prevenir a infecção. Quando um paciente adquire uma infecção por bactéria multirresistente, as opções terapêuticas para o seu tratamento são menores e a chance de recuperação é prejudicada.
Webinar
Para comemorar a data, a Anvisa irá realizar nesta quinta-feira (15/5), das 10h às 12h30, um webinar em que serão apresentadas propostas de ações efetivas a fim de reduzir as infecções relacionadas aos procedimentos cirúrgicos. Estarão presentes no evento, como palestrantes, representantes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), além de especialistas da Anvisa.
Para participar do webinar, basta clicar no link abaixo. Não é preciso fazer cadastro prévio.
Dia 15/5, às 10h – Webinar – Dia Nacional do Controle de Infecções (2025) – Cirurgias seguras: prevenir infecções para salvar vidas.